Tuesday, August 23, 2005

Charlotte de Morango

E como hoje e aniversario da minha mãe ai vai um bolo.
Ingredientes:
20 biscoitos champagne
3 1/2 xícaras de morangos
2 colheres, de sopa, de gelatina em pó
1/2 litro de leite
4 ovos, separados
2/3 de xícara de açúcar
1/2 colher, de chá, de essência de amêndoas
1/2 litro de creme de leite "faz chantilly"
morangos para decorar

Preparo:
Forre o fundo de uma forma de soufflé com papel-manteiga. Corte uma ponta dos biscoitos. Alinhe os biscoitos ao redor da forma, com as pontas cortadas para cima.

Passe os morangos pelo liquidificador ou processador de alimentos, formando um purê. Coloque o leite em uma tigela funda refratária, polvilhe com a gelatina. Deixe descansar por 1 minuto. Aqueça no microondas, na potência ALTA (100%) por 4-6 minutos, até começar a ferver, mexendo 2 vezes durante este tempo.
Com a batedeira na velocidade máxima, bata as gemas e metade do açúcar, até ficar uma gemada bem clara. Junte um pouquinho do leite quente à gemada. Pouco a pouco, despeje a gemada no leite retante, batendo sempre para não empelotar. Cozinhe no microondas, na potência MÉDIA (50%) por 5-6 minutos, até engrossar ligeiramente e aderir às costas de uma colher. Mexa 2 vezes durante o cozimento e não deixe ferver. Passe para uma tigela grande.
Acrescente o purê de morangos e a essência de amêndoas ao creme. Cubra e leve à geladeira por 45 minutos, ou até que o creme forme montinhos ao cair da colher. Mexa de vez em quando.
Numa tigela a parte, bata as claras em neve com a batedeira na velocidade máxima. Junte o restante do açúcar - 2 colheres por vez - batendo sempre, até obter um suspiro. Despeje sobre o creme de morango. Sem lavar a tigela que você bateu o suspiro, bata o creme de leite com a batedeira em velocidade média, até obter um creme chantilly. Reserve 1/4 deste chantilly e despeje o restante sobre o creme.
Com uma espátula, misture cuidadosamente o chantilly, o suspiro e o creme de morango. Despeje essa massa na forma preparada com os biscoitos. Cubra e leve à geladeira por 4 horas ou até ficar bem firme.
Para servir: passe as facas na lateral da forma. Coloque um prato gelado invertido sobre a forma. Desenforme a charlote e retire o papel-manteiga.

Decore com morangos e o creme chantilly reservado. Passe uma fita de tecido em volta da charlotte, "amarrando" os biscoitos, terminando com um laço.
Sugestão: você pode utilizar uma forma de anel removível para facilitar a montagem. Neste caso, você não vai inverter a charlote portanto coloque as pontas cortadas dos biscoitos para baixo.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home