Friday, April 07, 2006

Pavê de Pão-de-ló

Dá um pouco de trabalho mas é pra um dia especial!!!!!!!!

Ingredientes;
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
¼ colher de chá de sal
3 ovos
1/3 xícara de água fria
1 colher de chá de baunilha
Preparo:
Peneire juntos a farinha, o sal e o fermento. Bata as claras em neve até ficarem bem firmes. Junte as gemas, uma a uma, continuando a bater até a mistura ficar bem espessa. Sempre batendo, junte o açúcar, pouco a pouco. Misture a água e a baunilha. Misture levemente os ingredientes secos e vire numa forma untada e forrada com papel manteiga. Unte uma forma grande ou divida a massa em duas formas, para fazer camadas bem finas de pão-de-ló. Asse em forno quente.
Creme: 250g de manteiga sem sal, 6 gemas, 6 barras de 50 grs de chocolate, ½ xícara de leite, 400g de açúcar, 150g de amêndoas, nozes ou castanhas do Pará, ½ xícara de vinho do Porto. Derreta o chocolate no leite, fazendo um creme bem espesso. Perfume com baunilha, se quiser, e deixe esfriar. Bata a manteiga até ficar cremosa e clara, junte o açúcar e continue a bater. Sempre batendo, junte, uma a uma, as gemas. Forre cuidadosamente, com papel impermeável ou celofane, uma fôrma lisa, retangular. Corte no pão-de-ló pedaços deste mesmo tamanho. Ponha uma tira de pão-de-ló no fundo da fôrma, cubra com um pouco de creme. Coloque outra camada de pão-de-ló, umedeça-o com o vinho e cubra com o creme. Reserve cerce de 1 xícara de creme e complete a fôrma, alternando camadas de pão-de-ló umedecidos com o vinho e creme. Leve a gelaladeira por muitas horas. Desenforme cerca de 1 hora antes de servi-lo, cubra-o com o restante do creme e decore. Cubra finalmente o pavê com amêndoas torradas e picadas, nozes ou castanhas do Pará.
Nota: o pão-de-ló deve ser assado em forno quente, até ficar firme e corado. Vire imediatamente sobre um guardanapo polvilhado com açúcar fino. Retire o papel impermeável, no qual foi assado, cuidadosamente.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home