Sunday, June 03, 2007

Peixe ao pesto genovês

Ingredientes para 4 pessoas:
- 4 filets de St. Pierre ou Pargo com escamas
- 80ml azeite
- sal e pimenta moída na hora

Para o pesto:
- 50g manjericão
- 250ml azeite
- 40g pignoli
- 30g batatas cozidas
- 40g queijo parmesão ralado
- sal e pimenta branca moída na hora

Para o "Riso al Salto"
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 30g cebola picadinha
- 200g arroz arbóreo
- 100ml vinho branco seco
- 500ml caldo de legumes
- 2 colheres de sopa de ervas de provence (sálvia, tomilho, alecrim, salsinha)

Modo de preparo:
Refogar as cebolas picadinhas com 1 colher de manteiga sem dourá-las. Adicionar o arroz arbóreo e mexer bem com 1 colher de pau por 1 minuto. Sem parar de mexer, acrescentar vinho branco e reduzir a 3/4. A partir deste momento, adicionar, sempre aos poucos, o caldo de legumes mexendo sempre para evitar que o arroz grude no fundo da panela. Após 16 minutos de cozimento, acrescentar as ervas de Provence, o restante da manteiga e o queijo parmesão. Disponha o risoto em uma placa e deixe esfriar. Com o auxílio de um cortador retire as porções e doure-as em frigideira anti-aderente com manteiga clarificada.

Para o pesto: Junte todos os ingredientes para o molho pesto, num processador de alimentos e bata rapidamente utilizando a função pulsar. Aqueça uma frigideira anti-aderente com um fio de azeite e grelhe o filet de peixe com o lado das escamas para baixo. Vire somente no final do cozimento.

Dica: Para a escama ficar mais crocante, grelhe o peixe sem mexer. Só quando estiver no ponto, vire e deixe na frigideira por mais alguns instantes.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home