Saturday, April 15, 2006

Colomba Pascal

Eu sei que está meio em cima da hora mas pode ter gente que tenha contade de fazer amanhã, pro lanche da tarde, pro chá das 5...rs.
Eu não sou boa pra fazer esse tipo de bolo. Sinceramente tudo que é tipo panetone e pão, tudo que precisa amassar com as mãos pra mim não dá certo.
Mas essa receita é de uma confeitaria conceituada do Rio de Janeiro, a Colombo, e só pode ser muito boa.


Ingredientes
Para a esponja *
300 g de farinha de trigo
80 g de fermento fresco
150 ml de água morna

Massa:
600 g de farinha de trigo
5 gemas
200 g de açúcar refinado
50 g de manteiga amolecida
800 g de frutas cristalizadas
2 col. (sopa) de raspas de laranja
200 g de avelãs inteiras e torradas
100 g de açúcar de confeiteiro para polvilhar

* uma massa inicial para deixar crescer
Preparo:
Para a esponja:
Dissolva o fermento na água morna, junte 1 colher (sopa) do açúcar refinado da massa e deixe agir por 5 minutos. Junte a farinha de trigo e amasse bem até ficar uma mistura homogênea. Deixe descansar durante 1 hora para formar a esponja.
Para a massa:
Volte a esponja para a mesa de trabalho ou batedeira e acrescente a farinha aos poucos, as gemas e o restante do açúcar, colocados um a um. Amasse muito bem e coloque a manteiga. Finalmente, adicione as frutas cristalizadas e as raspas de laranja. Amasse até as frutas ficarem bem distribuídas pela massa. Deixe a massa descansar por aproximadamente 15 minutos. Corte a massa em 3 partes e modele cada uma no formato de uma pomba (ou coloque em fôrmas próprias). Enfeite com as avelãs inteiras e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Deixe crescer novamente e asse em forno moderado (170ºC) por aproximadamente 40 minutos.
Rendimento: 3 unidades

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home