Wednesday, October 12, 2005

Bolo de maçã infalível

Receita do Orkut, da Malu pega na comunidade Culinária-Receitas, comunidade do Mauro Rebelo
Ingredientes:
3xíc. farinha de trigo
2 xíc. açúcar
1 colher chá fermento
1 colher chá bicarbonato de sódio
Pitadas de canela
2 ovos ligeiramente batidos
3/4 xíc. de óleo
2 xíc. maçãs picadas com casca (Pique as maçãs e deixe de molho na água com limão para elas não escurecerem, mais ou menos 3 maçãs)
1 xíc. passas brancas
2 xíc. de castanha do Pará, ou nozes, ou nozes pecã, ou amêndoas, ou castanha de caju [se for botar três tipos, equilibre as quantidades]
Preparo e dicas:
Misture todos os ingredientes e deixe as maçãs, passas e as sementes oleaginosas por último. Ao botar as maçãs, bote também um pouco da água que ela estava e não se preocupe em escorrer as maçãs antes de botá-las na massa. Fica uma papa com uma certa consistência e, olhando aquilo, você jura que não vai dar certo. Unte a forma, cubra com um papel alumínio e bote no forno pré aquecido, a uns 180º, por 1:10h. Antes disso retire o papel alumínio para dourar por cima [quando já estiver assando a uns 50min]. Esse tempo é estimado, claro. O tempo sempre depende da regulagem do forno, o tipo de forma etc.O bolo cresce bastante.O de nozes pecã fica show de bola e o de castanha-do-pará fica mais oleoso, mas uuultra gostoso e saudável [a castanha-do-pará é extremamente saudável, os médicos recomendam comer uma por dia].
Depois de assado ele fica tipo bolo inglês e duuuuuuuuuuura um tempão. Eu acho esse bolo ótimo para o natal e bom para se dar de presente.