Sunday, December 25, 2005

O que eu servi na ceia?

Uns amigos me escreveram perguntando o que eu ia servir na ceia de natal e realmente eu devia ter postado isso antes mas o meu cardápio de Natal serve perfeitamente para o reveillon porque esse ano, como éramos só nós 4 aqui de casa, eu não fiz o tradicional peru com castanhas mas perna de cordeiro.
Não teve entrada porque o cordeiro é um prato que por si só já sustenta. Como acompanhamento fiz arroz com amendoas; dois tipos de farofa sendo que uma com alho-poró refogado na manteiga e outra apenas de manteiga e farinha de mandioca (meu filho não gosta de nada na farofa) e o super molho!
Aqui em casa temos o costume francês de comer a salada de folhas verdes depois do prato principal e antes da sobremesa. Isso ajuda a digestão!
Como sobremesa uma enorme salada de frutas com sorvete de creme. Mais básico impossível e isso por uma razão muito simples: a gente normalmente come e dali umas duas horas vai pra cama o que significa deitar de estomago cheio.

Mesmo tentando fazer a coisa um pouco mais leve eu ainda acho que aqui no Brasil a gente castiga o pobre do estomago com essas refeições pouco adaptadas ao nosso clima.
Mas, vamos as receitas:

Gigot D´agneau (ou simplesmente perna de cordeiro)
1 perna de cordeiro de mais ou menos 2,5 kg (dá pra 8 pessoas que comam bem)
8 dentes de alho descascados + 6 com casca
ramos de alecrim
sal a gosto
2 copos de vinho tinto seco
água (se for necessário durante o processo de assar).

Preparo:
Perfure o pernil de cordeiro e em cada furo coloque um dente de alho descascado. (Lembre-se de perfurar e colocar alho na parte de baixo do pernil também).
Espalhe por sobre todo o pernil o alecrim.
"Massageie" o pernil com o sal.
Coloque em uma assadeira e em volta coloque os 6 dentes de alho com casca, cubra com papel alumínio e leve ao forno 180ºC por 20 minutos.(se o alho estiver fora do papel não tem importancia).
Passado esse tempo retire o papel alumínio e regue o pernil com um copo de vinho tinto seco. Recoloque o papel alumínio e volte ao forno por 20 minutos (olhe de vez em quando para ver se o líquido do fundo da assadeira não secou, se tiver secado coloque um pouco d´água direto na assadeira e com uma colher regue o pernil).
Passado esse tempo retire o papel alumínio, regue com mais um copo de vinho e volte ao forno para acabar o cozimento por mais 20 minutos regando o pernil com o caldo do fundo da assadeira de tempos em tempos.
Deve sobrar mais ou menos uma xícara de caldo no fundo da assadeira ao final do cozimento. Caso você perceba que tem menos que isso junte um pouco de água quente (mais ou menos 1/3 de´xícara) e raspe o fundo das assadeira.
Com o pernil assado retire-o da assadeira e leve-o a uma tábua para ser fatiado. Caso você ache que em alguma partes está mal passado demais pro gosto da família é só dar uma passada numa frigideira (se for tefal sem gordura alguma).

O molho:
1 cebola em rodelas
3 colheres de sopa de molho ingles
o caldo do fundo da assadeira
o alho com casca que estará cozido por dentro
1 colher de sopa de manteiga

Numa panela derreta a manteiga e frite a cebola até que esteja macia, quase dourando.
Num pratinho amasse com um garfo a casca do alho assado. O miolo dele vai sair em forma de pure. Junte esse pure a cebola. Adicione o molho ingles, o caldo que se formou no fundo da assadeira.
Se necessário adicione mais sal.
Se muito grosso o molho adicione mais água e mais vinho.

Arroz branco tradicional com amendoas descascadas e sem sal por cima.

Farofa com alho-poró:
1 alho-poró cortado em rodelas a partir de onde começa a ficar branco
2 colheres de sopa de manteiga
5 ou 6 colheres de sopa de farinha de mandioca
sal a gosto

Numa panela derreta a manteiga e frite o alho poró até que ele fique macio e transparente. Junte a farinha e mexa bem de forma a que toda ela fique humedecida pela manteiga. Salgue a gosto.


Tem gente que acha que carne de carneiro tem "cheiro". O pernil de cordeiro de boa procedência não tem cheiro algum e a carne é muito macia.
Encomende com um açougueiro de sua confiança ou em casas especializadas.
O Extra, Pão de Açúcar e Carrefour costumam ter pernil de cordeiro a venda e os que já experimentei eram bons.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home