Monday, March 07, 2005

Torta Vienense mandada pela Solange

Ela havia me prometido e cumpriu!
Você pode pegar a receita aqui mas não deixe de visitar o blog dela porque a história que acompanha a receita é tão ou mais saborosa!
Eu fiquei com os olhos marejados porque nunca tive uma relação assim com meu pai. Na verdade ele nunca sequer visitou a minha casa e olha que não foi por falta de convite.
Enfim, Solange, guarde essas lembranças como um tesouro. Farei o bolo em breve em sua homenagem e em homenagem a seu pai!

torta vienense
250g de manteiga
2 xíc de açúcar
6 gemas
6 claras
1½ xíc de farinha de trigo
2 col (café) de fermento
2 col (sopa) de Cointreau ou qualquer licor de laranja
6 col (sopa) de leite
raspas de laranja
açúcar de baunilha ou de confeiteiro
Bata a manteiga até que fique leve e esponjosa. Junte 1 xíc de açúcar, bata, junte a outra xíc de açúcar, bata até que misture bem. Junte as gemas passadas na peneira, uma de cada vez, sem deixar de bater. Coe a farinha e o fermento juntos. Junte à massa as raspas de laranja e o licor. Vá juntando a farinha e o leite, alternadamente, mexendo lentamente com uma colher de pau. Bata as claras em neve. Misture com o creme de manteiga até que resulte em uma massa uniforme. Besunte uma fôrma redonda, com furo no centro, com manteiga, polvilhe com farinha e verta a massa. Deixe no forno a 175ºC por 1h15min. Deixe esfriar por 15 minutos. Cubra com o açúcar de baunilha ou de confeiteiro.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home