Thursday, March 03, 2005

Cara de pau...

...a minha de criar um blog de receitas e dicas mas, tem gente que curte as gororobas que eu preparo e pedem as receitas então, pra coisa ficar mais fácil eu achei de fazer isso aqui.
E fala sério, tem lugar mais aconchegante da casa pra receber as visitas queridas? Aqueles que são de casa mesmo?
Quando eu era pequena minha família tinha uma fazenda e lá havia uma cozinha enorme com uma mesa também enorme onde a gente reunia amigos, tios, primos, cachorros (sob a mesa sempre a espera de que algo caísse da boca da molecada).
Aqui em casa não tem sala de jantar então se a gente vai comer é na cozinha mesmo. E quando chega alguém "chegado" pra um café com bolo sempre acaba na mesa da cozinha mesmo.
Pra mim comida é isso: reunião de gente que se gosta em torno de algo saboroso!
E esse algo saboroso requer um mínimo de "bom senso"!
Que me desculpem os que gostam de fazer muita economia mas ingredientes de boa qualidade são fundamentais.
Não precisa comprar o azeite mais caro da prateleira mas compre um que seja de boa origem. De preferência português, italiano, espanhol (esses costumam ser mais caros), gregos.
Mesma coisa pro vinagre: aquele feito ali na esquina é bom pra temperar a alface de todo dia (eu ainda prefiro limão) mas pra uma salada no capricho invista num bom balsamico.
O vinho que você vai colocar num prato não precisa ser importado nem carissimo. Mas tem que ser honesto. Sabe, pobre porém limpinho? Pergunte para os vendedores, leia os rótulos.
A não ser que a receita peça vinho doce, pra cozinhar o bom é o seco. Tinto ou branco depende do que a receita pede.
Aqui em casa eu raramente faço fritura e uso pra cozinhar o óleo de canola. Ok, o de soja custa $1,90 e o de canola custa $4,00? A diferença eu economizo em remédio pra colesterol.
Da mesma forma eu uso manteiga de boa qualidade e margarina é só pra untar forma.
Um grande investimento que fiz foi comprar um grill elétrico.
Berinjelas grelhadas, abobrinha, espetinhos de carne ou frango ou até de legumes e frutas, tudo fica saudável e gostoso.
Na minha cozinha também não pode faltar um processador de alimentos e um jogo de facas afiadas.
Você tem mais alguma coisa que gostaria de adicionar a minha lista dos básicos da cozinha?
Mande pra mim que eu coloco aqui com os créditos.
Espero que vocês gostem da minha cozinha!
Puxe uma cadeira e senta ai que vou passar um cafézinho!

3 Comments:

At 8:30 AM , Blogger Barda said...

Gi, vc é muito chic!

 
At 8:54 AM , Blogger ANA CLAUDIA said...

Gisa,
Sou visitante assídua do seu outro blog (até coloquei um link no meu blog)... adorei este também. Cozinha não é o meu forte, mas o maridão é expert - vou pedir a ele a receita de uma de seus especialidade e vou enviar para voce.

beijo
Cláudia

 
At 10:16 AM , Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

Gisa, esse seu blog eh uma DELICIA! :-)

Eu tbm sou adepta da qualidade. Mesmo comendo na cozinha, vamos fazer com charme e classe. Economizar com comida eh brega pra xuxu! :-)

beijao!

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home