Wednesday, January 17, 2007

Penne Grego

Ingredientes
:- 500 gr de penne
- 150 gr de queijo-de-minas
- 2 unidade(s) de tomate picado(s), sem pele(s), sem sementes
- 1 unidade(s) de cebola picada(s)
- quanto baste de azeitona preta
- quanto baste de sal
- quanto baste de manjericão
- 3 colher(es) (sopa) de azeite
Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão "al dente". Reserve. Aqueça o azeite e refogue a cebola, os tomates, manjericão e as azeitonas pretas. Corrija o sal. Num refratário, coloque o macarrão e regue com o molho por cima decorando com queijo-de-minas.

Lanche de Legumes

Ingredientes:
1/2 kg de queijo de minas fresco, batido no liqüidificador com um pouco de leite ou 1/2 kg de ricota passada pela peneira
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
1/2 xícara de cenoura ralada no ralo grosso
Sal, pimenta-do-reino e suco de limão a gosto
Preparo:
Coloque o queijo (ou a ricota) em uma vasilha, junte os demais ingredientes e tempere com sal, pimenta e suco de limão. Misture bem.
(Receita do Ildeu)

Açorda Italiana

Ingredientes:
1 pão de forma sem casca
Manteiga ou margarina suficiente para passar nas fatias de pão
Leite suficiente para umedecer o pão (1/2 xícara ao todo)
4 copos americanos de queijo prato ou mussarela ralados grossos
500g de tomates maduros, sem peles e cortados em fatias (não pode ser molho mas pode ser aqueles tomates inteiros pelados que vem em lata)
Sal, pimenta e orégano a gosto
6 ovos
1 lata de creme de leite
1 copo americano de queijo ralado (1/2 pacote)
2 colheres de sopa de margarina ou manteiga

Preparo:
Unte um refratário grande e retangular, faça uma camada com metade do pão. Embeba com leite, cubra com o queijo e metade do tomate, polvilhe com o sal, a pimenta e o orégano. Faça nova camada de pão, embeba com o leite e termine com o restante do tomate, polvilhando também com os temperos. Bata os ovos com o creme de leite, jogue por cima e espere até ensopar bem. Polvilhe com o queijo ralado, distribua a manteiga ou margarina em pedacinhos. Leve ao forno preaquecido, com temperatura quente (200ºC), até que cozinhe e doure.
(Receita do Ildeu)

Kibe de Forno

Ingredientes Massa:
1/2 kg de carne moída
5 dentes de alho moído
1/4 xícara (chá) de salsinha picadinha
1/4 xícara (chá) de hortelã
sal, pimenta-do-reino e um pouquinho de vinagre
1/2kg de trigo para kibe, que deve ficar 1 hora de molho
1 cebola grande ralada ou 1/2 pacote de creme de cebola
Recheio: 1/2kg de carne moída refogada a seu gosto ou conforme o link http://www.fotolog.net/maurorebelo/?pid=8276943
1 copo de requeijão
Modo de Preparo:
Escorra o trigo, misture todos os ingredientes da massa muito bem. Eles devem estar bem picadinhos ou ralados. Coloque metade em uma assadeira ou refratário, espalhe o recheio e tampe com o restante da massa. Regue com bastante azeite de oliva. Leve ao forno regular por aproximadamente 30 a 40 minutos ou até estar bem assado. Corte ainda na assadeira e sirva. Dicas: Acompanhe com arroz branco com um pouco de salsinha fresca bem picada colocada em cima do arroz. Sirva também uma salada verde. Para reduzir o tempo de hidratação do trigo de kibe deixe ele de molho em água quente. Culinarista Mauro Rebelo

Bife de Caçarola

Ingredientes:
1 kg de contra filé cortado em bife
2 kg de batatas graúdas
1 kg de tomates
1/2 kg de cebolas
200 gr de azeitonas
1 lata de milho em conserva
1 lata de ervilhas em conserva
Modo de Fazer:
Tempere os bifes a seu gosto.Descasque as batatas e pique em rodelas grossas. Tempere com sal e reserve.Pique o tomate em rodelas grossas,tempere com sal e reserve.Numa panela grande, coloque uma colher de óleo, forre o fundo com rodelas de batata. Coloque os bifes por cima das batatas. Agora é a vez de fazer uma camada de tomates. Coloque parte do milho, das ervilhas e das azeitonas. Repita as camadas até acabar os ingredientes. A penúltima camada deve ser de cebolas cortadas em rodelas e a última camada deve ser de batatas. Leve ao fogo brando. Estará pronto quando as batatas de cima estiverem totalmente cozidas.


Obs.: Essa receita rende 10 porções mas se você tem familia pequena congele o resto!

Peito de Frango Crocante

Coloca 1 peito de frango temperado com sal, cortado em dois no sentido do comprimento, dentro de uma vasilha com 1 xícara de leite desnatado ,com gotas de limão e orégano por 5 minutos.
A parte, prepara uma mistura de farinha de rosca ( ou fubá ) com uma colher de sopa cheia de farinha de trigo, uma pitada de sal e mais uma pitada de orégano. Tira o frango do leite e passa nessa farinha e leva ao forno pré aquecido em assadeira untada com azeite em forno médio até ficar dourado.Obs.: experimente também com peixe.

Tuesday, January 16, 2007

Pizza de Abobrinha

1- Cozinhar a abobrinha picada e refogar e quando estiver cozida colocar farinha de rosca para ligar.
2-Untar uma forma com óleo.
3-colocar a abobrinha no fundo.
4- Colocar por ultimo a muzzarela e leva ao forno
obs:pode-se fazer com beringela.

Bolo BOMBA

Ingredientes Recheio:
1 lata de leite condensado
3 copos americanos (3 x 240ml)de leite
3 colheres (sopa) de amido de milho
essência de baunilha a gosto
Ingredientes Massa:
5 gemas
5 claras em neve
2 xícaras (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de margarina
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
250ml de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó (químico)
Ingredientes Cobertura:
200g de chocolate meio amargo de boa qualidade1 lata de creme de leite sem soro

Modo de Preparo Recheio:
Primeiramente faça o recheio. Em uma panela, fora do fogo, coloque o leite condensado com o amido de milho e mexa até dissolver.Acrescente o leite e a baunilha. Leve a mistura ao fogo e mexa até ferver e engrossar. Deixe esfriar, mas utilize ainda morno.

Modo de Preparo Massa:
Na batedeira coloque as gemas, o açúcar e a margarina para bater até que fique um creme leve e claro.Fora da batedeira, acrescente a farinha de trigo peneirada, o leite e o fermento. Mexa delicadamente (não bata na batedeira) para incorporar até que fique uma massa homogênea. Acrescente as claras em neve mexendo delicadamente.Coloque a massa em uma forma de alumínio ou refratário de 30cm de diâmetro untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Por cima da massa coloque o recheio ainda morno - mas não muito quente, delicadamente, às colheradas. Asse em forno préaquecido baixo de 30 a 35 minutos ou até que fique corado. O recheio irá descer enquanto assa. Deixe esfriar.

Modo de Preparo da Cobertura :
Derreta o chocolate em banho-maria e acrescente o creme de leite. Mexa até ficar uma creme homogêneo. Aplique o creme ainda morno em cima do bolo frio. Leve à geladeira.



Variações:
* Bolo bomba de chocolate - troque na massa 1 xícara de farinha de trigo por 1 xícara de chocolate em pó de boa qualidade.
* Bolo bomba de morango - arrume morangos em cima da massa já assada e fria e jogue a cobertura de chocolate por cima.
* Bolo bomba de nozes - acrescente nozes picadas no recheio, polvilhe nozes por cima da cobertura e enfeite com nozes inteiras.

O Ideal é fazer o bolo em um refratário, pois não precisa desenformar para colocar a cobertura. Só faça em forma de aro removível se for para algum lugar que não possa levar o seu refratário ou se for para vender.

receita enviada pelo culinarista Mauro Rebelo

Vinagrete de Framboesa

Ingredientes:
100g de geléia de framboesa
40ml de vinagre de maçã
30ml de água
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e depois coe.
Dicas:
O Vinagrete de Framboesa tem um sabor agridoce, por isso é um ótimo acompanhamento de folhas e queijos amargos, como camembert e brie.
Rendimento: 4 porções.

Gente eu provei esse vinagrete no Hotel Escola do Senac em Águas de São Pedro e é divino!

Muffins de cenoura com recheio de chocolate

Roubei da Lila...rs
Ingredientes:
1 1/2 xícara(chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara(chá) de açúcar
2 cenouras cozidas e amassadas
2 ovos
1 colher (sopa-cheia) de margarina
1 tablete de chocolate meio-amargo (ou chocolate ao leite)
Bata os seis primeiros ingredientes na batedeira. Unte forminhas individuais com margarina e despeje um pouco da massa. Coloque 2 tijolinhos de chocolate no centro da forminha, afundando um pouco. Preencha com mais um pouco da massa, deixando mais ou menos 2cm de borda. Leve ao forno até que estejam dourados. Os muffins podem ser feitos com antecedência. No momento de servir leve ao microondas por 20 segundos, para que o recheio de chocolate derreta. (receita e foto encontradas aqui)